Make your own free website on Tripod.com



APÓCRIFOS & RELIGIÃO    Free Counter
Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem. ( I te. 5: 19,20,21 - BIBLIA)





As ocorrências escriturais do Nome acompanhado de atributos

YAOHU ULHIM - YAOHU O SUPREMO - É a primeira ocorrência do Nome YAOHU seguido de atributo. É usado especialmente na relação do Altíssimo com o homem.

ULHIM - (Bereshit 1:1) (Gn) "ULHIM" é a palavra do hebraico arcaico usada como o título singular-plural das Pessoas da Triunidade Suprema, que significa "O Criador Supremo Todo-Poderoso". Do mesmo modo que a palavra portuguesa "lápis" - usada tanto para o singular quanto para o plural. ("ULHIM" é pronunciado assim: "UL-RIM", tendo o "H" som de duplo "R" e a tônica na segunda sílaba).

Um termo genérico para o Altíssimo, bem como um título. É o primeiro título do nome YAOHU que aparece nas Escrituras, e também o mais comum, ocorrendo cerca de 2.500 vezes no Velho Testamento. Ulhim é a forma plural de "UL", com grande referência à Triunidade. O uso plural, neste caso, exprime não quantidade ou diversidade, mas intensidade indicando assim, na língua hebraica a plenitude de poder, de glória e de elevação do Altíssimo que é infinitamente grande, absoluto e poderoso. Ulhim nunca é usado para referir-se a ídolos pagãos e sim, Elohim, compare: (Bereshit 31:30 (Gn); Êxodo 12:12); anjos (Tehillim 8:5 (Salmos)); homens (Tehillim 82:6 (Salmos)) e Juízes (Êxodo 21:6).

O sentido básico de ULHIM é "Forte, Líder Poderoso, Supremo"; a forma da palavra indica plenitude de poder e majestade que deixa espaço para a revelação da Triunidade.

O título ULHIM é o primeiro dos títulos de YAOHU; é um substantivo plural na forma, mas singular no significado quando se refere ao Altíssimo; a forma da palavra sugere a Triunidade. É também usado especialmente indicando a plenitude do poder, glória e majestade do Altíssimo, e O distingue em grau infinito e absoluto das coisas por Ele criadas, sobre as quais Ele transcende infinitamente:

1- Na relação do Altíssimo com o homem.

2- No relacionamento do homem com o Criador (Bereshit 2:7-15) (Gn)

3- Em autoridade moral sobre os homens (Bereshit 2:16,17) (Gn)

4- Na criação e no governo dos relacionamentos terrenos do homem. (Bereshit 2:18-24; 3:16-19) (Gn)

5- Na relação dos homens. (Bereshit 3:8-15,21) (Gn)

6- Na relação do Altíssimo com Yaoshorul (Israel) (Bereshit 24:7; 28:13) (Gn)

YAOHU Yaoroeh - No sentido de providenciar, YAOHU proverá (Bereshit 22:13,14) (Gn), isto é, proverá um sacrifício.

YAOHU Roeful - YAOHU que Cura (Êxodo 15:16) o contexto mostra que se refere à cura física, mas esta implica a cura mais profunda da enfermidade da alma.

YAOHU Nauzni - YAOHU é minha Bandeira (Êxodo 17:8-17) O Nome é interpretado pelo contexto. O inimigo era Amaleque, uma figura da carne e o conflito daquele dia ilustra o conflito de (Gálatas 5:17) - A guerra do Espírito contra a carne. A vitória é totalmente devida à ajuda do Altíssimo.

YAOHU Shuaoleym - YAOHU nossa Paz, ou YAOHU envia a Paz . (Shoftim 6:24) (Jz)

YAOHU Tzaodoqnu - YAOHU nossa Justiça (YarmiYAOHU 23:6) (Jr) Este Nome aparece em uma profecia referente à futura restauração e conversão de Yaoshorul (Israel).

YAOHU Shuamah - YAOHU está Presente (KozoqiUl 48:35) Este Nome representa a presença permanente de YAOHU com o Seu povo. (Êxodo 33:14,15)

YAOHU Tzavulyao ou Tzevaul - YAOHU dos Exércitos - (Tzavulyao ou Tzevaul significam simplesmente exércitos, mas com referência à guerra ou às forças armadas). No uso das duas idéias estão reunidas: YAOHU, é General dos Exércitos, Ele é o Rei da Glória (Tehillim 24:10) (Salmos) e concordantemente no Velho Testamento, este título foi revelado na hora da necessidade de Yaoshorul.

Não se encontra no Pentateuco, ou diretamente no livro de Yaohushua (Josué) ou , Shoftim (Juízes) e aparece raramente nos Tehillim (Salmos) mas, YarmiYAOHU (Jeremias) o profeta do iminente juízo nacional, usa este título cerca de 80 vezes; Haggai (Ageu) emprega-o 14 vezes e ZocharYAOHU (Zacarias) invoca o YAOHU dos Exércitos cerca de 50 vezes e em MalaokYAOHU (Malaquias) o título aparece cerca de 25 vezes.

A Palavra "Exércitos", na Bíblia, relaciona-se com:

1- Os corpos Celestes (Bereshit 2:1 (Gn); Naokhem-YAOHU 9.6 (Neem); YaoshuaYAOHU 4:26 (Is))

2- Os Anjos - (Lucas 2:13)

3- Os Santos - (Yaohushua 5:15 (Js))

4- Os Pecadores - (Shoftim 4:2 (Jz); 2Samu-Ul 10:16 (Sm))

Como YAOHU Tzavulyao, YAOHU pode comandar todos estes exércitos para cumprir seus propósitos e ajudar o seu povo. Não nos causa admiração que o salmista tenha total confiança nesse Nome (Tehillim 46:7,11) (Salmos).

Conforme Êxodo 3:13-15, quando Merrushúa indagou a ULHIM, no monte Horebe, como deveria mencionar o Nome do Altíssimo aos filhos de Yaoshorul, O ULHIM, YAOHU, respondeu:

"YAOHU. Assim dirás aos filhos de Yaoshorul: YAOHU me enviou a vós outros".

Disse YAOHU ainda mais a Merrushúa: Assim dirás aos filhos de Yaoshorul; YAOHU, o UL de vossos pais, o UL de Abrurram, o UL de Yaotzkaq e o UL de Yaocáf, me enviou a vós outros, este é o Meu Nome ETERNAMENTE, e assim serei chamado e lembrado de geração a geração.

Os títulos compostos de YAOHU UL

No relacionamento redentor de YAOHU com o homem, encontramos apenas um Nome revelado, mas muitos títulos usados independentes ou em conjunto com este Maravilhoso Nome, YAOHU, que o revelam como Aquele que atende cada necessidade do homem desde o seu estado de perdido até a completa redenção.

Você deve compreender a diferença entre um "nome" e um "título". Muitos títulos que as pessoas usam, ao referir-se ao Altíssimo, são bíblicos, mas há outros títulos não-bíblicos, alguns sendo idolátricos e até mesmo blásfemos!

Todos os espíritos correspondem e respondem a um nome, para fins de identificação.

Para particularizar suas identidades. Nomes são para identificação. Títulos são para posição, estado civil, profissão, caráter, ofício, diploma, etc. Por exemplo: o nome José, como os títulos: Sr, Arquiteto, Republicano, Presidente, Governador, Doutor, etc. Outros títulos comuns são: Senador, Major, Coronel, General, Gerente, Princesa, Rainha, Rei, etc.

Então, APENAS UM NOME, mas muitos títulos possíveis. O nome é para identificação, os títulos para qualificações ou decorações, ou para informar a todos sobre as pessoas por trás desses nomes; e o que elas fazem ou que posições de autoridade elas ocupam. Da mesma forma, nosso Criador tem apenas um ÚNICO NOME: "YAOHU", mas muitos títulos: o Altíssimo, o Santo de Yaoshorul, o Todo-Poderoso, o Criador, o Comandante dos Exércitos, o Pai, etc.

Nas Escrituras Sagradas, foi-nos dito para louvar, adorar, exaltar, glorificar e bendizer Seu NOME! É correto incluir alguns dos Seus títulos, mas o NOME deve sempre ser propriamente especificado, para identificação adequada. Lembre-se, o nome é para comprovar a identidade! Os títulos servem como qualificadores ou modificadores, se você quiser.

"Aquele que invocar o Nome YAOHU será salvo"! - (Yaoul 2:32 (Joel), Atos 2:21)

Note que os títulos não foram mencionados. "Aquele que invocar o Nome YAOHU será salvo"! Este texto (e muitos outros) diz que nós devemos invocar o Seu Nome e não apenas um de Seus títulos, se nós realmente queremos redenção e salvação, proteção e benefícios.

No Antigo Testamento as palavras UL, ULHIM, de raízes correlatas, são denominações de YAOHU. Juntamente com elas, e alternando-se com elas, há o Nome Pessoal individual do Eterno YAOHU.

UL é uma palavra que ocorre como substantivo comum (O SER SUPREMO E ESPIRITUAL) e também um título de YAOHU. É claramente demonstrado esse fato no caso dos cananitas no primeiro e no segundo milênio anterior ao Messias, e dos patriarcas, para os quais "UL", claramente, não era só um ser mais alto num panteão, mas sim, o Único Ser Supremo e Altíssimo a quem honravam na base da sua revelação. UL significa literalmente: "Aquele que vai adiante ou começa as coisas". É um dos títulos mais antigos de YAOHU.

Na literatura hebraica UL aparece como:

ULHIM - (Bereshit 1:1) (Gn) Um título do Altíssimo que se refere à Triunidade. É também o primeiro atributo de YAOHU.

UL Ulyon - (Bereshit 14:20) (Gn) O Supremo Altíssimo (O que exerce autoridade sobre os céus e a terra). A primeira referência desse título (Bereshit 14:18) (Gn) indica seus significados distintivos - Abruham retornando de sua vitória sobre os reis confederados (Bereshit 14:2-17) (Gn), encontrou-se com Malchizadaq (Melquisedeque), o Rei de Salem que vinha ao seu encontro como sacerdote do Altíssimo.

Ulyon designa o Supremo Criador como o Altíssimo exercendo autoridade em ambas as esferas: A terra e o Céu. Ulyon é um adjetivo que designa YAOHU UL como o Alto e Excelente, o YAOHU UL Glorioso. Este título vem acompanhado da palavra UL, mas às vezes ele vem sozinho, como em (YaoshuaYAOHU 14:14 (Is); Números 24:16; Deuteronômio 32:8; Tehillim 7:17; 9:2; 57:2 (Salmos) e DayanUl 7:18,22,27 (Dn)). Ulyon significa simplesmente "o mais alto", enfatiza força, autoridade e soberania de YAOHU UL.

UL Odmorul - (Bereshit 15:2) (Gn) Odmorul, significa principalmente "Soberano e Governante".

UL Shuaoddai - (Bereshit 17:1) (Gn) Shuaoddai é derivada de uma outra palavra que significa montanha, retratando assim o Altíssimo como o irresistível, cheio de poder sobre uma montanha. Shuaoddai é o título de YAOHU caracteristicamente usado pelos patriarcas antes da concessão da Lei, trazendo um significado de "Todo Suficiente".

Sua mais frequente ocorrência é no livro de Yaoháv (Jó), onde Shuaoddai aparece 32 vezes e onde também se emprega juntamente com UL, ULHIM, e YAOHU. UL Shuaoddai aparece nas traduções como o "Supremo Todo-Poderoso", o que é pena, pois o primeiro título, "UL", ou "ULHIM", já traz por si mesmo o sentido de onipotência. "Todo Suficiente" seria muito melhor tradução para expressar o característico uso do título nas escrituras. O UL TODO SUFICIENTE não só enriquece como também torna frutífero (Bereshit 17:18 (Salmos); Hb 11:12).

O Nome YAOHU substituiu-o em grande parte, a partir de (Êxodo 6), onde a atenção foi centralizada mais particularmente sobre Yaoshorul o povo da Aliança com o Altíssimo.

UL Olmayao - De uma forma original que significa o Supremo da Eternidade".

"Olan" significa eterno e encontra-se nas Escrituras em relação às coisas secretas ou escondidas (Levítico 5:2; 2Reis 4:27; Tehillim 10:1 (Salmos) ) e também em relação a um período de tempo indefinido. (Levítico 25:32; Yaohushua 24:2 (Js))

"Olmayao" é portanto a palavra usada para expressar a duração eterna do ser de YAOHU UL (Tehillim 90:2) (Salmos) de eternidade a eternidade. É o título do Altíssimo em virtude do qual Ele é o Supremo Altíssimo cuja sabedoria divide o tempo e a eternidade em um ministério sucessivo de períodos ou dispensações.

Não simplesmente que Ele seja eterno, mas que Ele é o Altíssimo sobre coisas eternas.

UL Roeh - O Supremo que vê (Bereshit 16:13) (Gn).

UL Yaoshorul - o Supremo, o Soberano de Yaoshorul (Bereshit 33:20) (Gn).

O Nome YAOHU está revelado no Velho Testamento através dos Seus títulos a saber:

 
CLASSE FORMA EM PORTUGUÊS EQUIVALENTE (Hb)
Primária O Ser Supremo Criador UL, ULHIM
  Governante ODMORUL
  (não traduzível) YAOHU
Composto de UL Supremo Todo-Suficiente UL SHUAODDAI
  Supremo Altíssimo UL ULYON
  Supremo Eterno UL OLMAYAO
  Supremo Valente UL GABBOR
Composto de YAOHU YAOHU Supremo YAOHU UL ou YAOHU ULHIM
  YAOHU Governante YAOHU Odmorul
  YAOHU dos Exércitos YAOHU Tzevaul ou Tzavulyao

PARA LER O PRÓXIMO CAPÍTULO CLIQUE ABAIXO...

   




HOME