Make your own free website on Tripod.com



APÓCRIFOS & RELIGIÃO    Free Counter
Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem. ( I te. 5: 19,20,21 - BIBLIA)







O Nome do Altíssimo - Sua escrita e sua pronúncia.

"Quem subiu aos céus e desceu? Quem cerrou o vento nos Seus punhos? Quem atou as águas nas suas vestes? Quem estabeleceu todos os limites da terra? Qual é o Seu Nome e qual é o Nome de Seu Filho? Diga-me se é que o sabes!" - Maush’lem (Provérbios) 30:4

Como podemos nós descobrir o Nome do Altíssimo? Esta é uma pergunta importante. A criação é uma poderosa prova de que o Altíssimo existe, mas ela não nos informa o Nome Dele. - (Romanos 1:20). De fato, jamais saberíamos o Nome do Altíssimo a menos que o próprio Criador no-lo informasse. E Ele fez isso em seu próprio Livro, as Sagradas Escrituras Hebraicas originais.

O Altíssimo falou o Seu Nome

Numa célebre ocasião, o Altíssimo pronunciou seu próprio Nome, repetindo-o aos ouvidos de Mehushúa (Moisés). Mehushúa escreveu um relato daquele acontecimento, que tem sido preservado na Bíblia até os dias de hoje.

O Nome ETERNO foi proclamado pela boca do Altíssimo, pela primeira vez, na sarça ardente, no monte Horebe.

"YAOHU - Este é o Meu Nome eternamente, pelo qual serei chamado e lembrado de geração a geração". - Êxodo 3:15

Foi reservado a Mehushúa (Moisés) o privilégio de conhecer e fazer conhecido o verdadeiro Nome do Altíssimo; O Nome do ETERNO que, segundo o próprio Altíssimo afirmou, seria lembrado através das gerações.

O Altíssimo escreveu o Seu Nome

O Altíssimo até mesmo escreveu Seu Nome com o seu próprio "dedo". Quando acabara de dar a Mehushúa o que hoje se costuma chamar de os Dez Mandamentos, o Altíssimo miraculosamente os assentou por escrito. O registro diz:

"E, tendo acabado de falar com ele no monte Sinai, deu a Mehushúa as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo do Altíssimo. As tábuas eram obras do Altíssimo; também a escritura era a mesma escritura do Altíssimo, esculpida nas tábuas." - Êxodo 31:18; 32:16

O Nome do Altíssimo aparece oito vezes nos Dez Mandamentos originais (Êxodo 20:1-17). Portanto, o próprio Altíssimo revelou Seu Nome ao homem, tanto verbalmente como por escrito. Assim, qual é esse Nome?

O Nome Eterno



A figura acima nos mostra a escrita do Nome do Pai em caracteres hebraicos arcaicos, diferentes em sua forma dos caracteres hebraicos modernos em uso atualmente. A escrita hebraica original não possui vogais e deve ser lida da direita para a esquerda.

Estes mesmos caracteres mudaram a sua forma ao longo dos anos para o moderno hebraico, além de terem sido inseridos os sinais massoréticos, sobre o que falaremos mais adiante. A escrita com os caracteres hebraicos modernos e sinais massoréticos é assim:



Estas quatro letras da figura acima, chamadas de Tetragrama, são lidas da direita para a esquerda, estão representadas em hebraico moderno, e podem ser transliteradas para YHVH. O Nome do Altíssimo representado por estas quatro consoantes, aparece quase 7.000 vezes no Antigo Testamento original, ou Escrituras Hebraicas. Nota-se também a presença dos sinais massoréticos que não faziam parte da escrita original arcaica.

Sua pronúncia

É importante notar que, apesar da ausência de vogais na ESCRITA, está bem presente o som das vogais na FALA. Assim, o "YOD", que corresponde ao nosso "Y", se apresenta com o som da vogal "I". A consoante "VAV" pode ser transliterada como "W", como "V", e também possuindo em várias palavras o som de "U", como é o caso no Nome do Pai. O ponto na linha mediana da letra "VAV", no Tetragrama, é um sinal massorético de vogal, chamado "shureq" que indica que a pronúncia deve ser de "U". O pequeno massorético em forma de "T" abaixo do "YOD" indica a pronúncia do ditongo "AO". A letra "REY" ou "HEY", que corresponde ao nosso "H", tem som de duplo "R" no meio da palavra, como na palavra "HOUSE" em inglês, e é silenciosa no final. Assim, o Tetragrama é pronunciado em fonemas da língua portuguesa como I-ÁO-RRU, com a tônica na primeira sílaba. Como o ditongo "AO" é decrescente, na primeira sílaba, a pronúncia YAOHU resulta idêntica.

Clique aqui para ouvir a pronúncia.

YHVH - (Bereshit 2:4) (Gn) "YAOHU" (Pronunciado i-áo-rru, com a tônica na primeira sílaba). Esta é a forma correta da pronúncia original do Nome do Altíssimo com base nas Sagradas Escrituras originais.

O Nome YAOHU, ao contrário do que a enorme maioria acredita, nada tem a ver com Sua afirmativa anterior de "Eu Sou o Que Sou". Se observarmos atentamente o verso 14 de Êxodo 3, perceberemos que o Altíssimo está revelando a Mehushúa a Sua mais importante característica: "A total ausência de definição". A expressão "Eu sou o que sou", ao contrário de ser um nome ou significado de um nome, é, sim, o mais importante atributo que o Altíssimo quis revelar a Mehushúa e a nós, antes mesmo de revelar Seu Nome Próprio. É somente no verso seguinte, o 15, que Ele apresenta, já em outro contexto, o Seu Nome Próprio: YAOHU. É a primeira ocorrência do Tetragrama. O atributo "Eu Sou o Que Sou", de YAOHU UL, é um atributo que aponta para Aquele que tem existência própria, existe por Si mesmo, é o Imutável e o Indefinível, Aquele que causa todas as coisas, é auto-existente, Aquele que é, que era e o que há de vir, o Eterno. Contudo, precisa ficar claro que esta expressão refere-se ao atributo e não ao Nome Próprio do Altíssimo. (Bereshit 21:33 (Gn); Tehilim 90:1-2 (Salmos); MolaokYAOHU 3:6 (Malaquias))

O Nome YAOHU não é uma abreviação. "YAOHU" é o Nome completo e unicamente revelado! Mas aparece algumas vezes poeticamente abreviado por "YAO"

Antigamente ao formular nomes para a cidadania, este Nome era fixado a outros títulos redentores ou descritivos, que refletem alguns atributos de redenção e benevolência do Altíssimo, como por exemplo:

"YAOHUrránam (João) significa YAOHU é Gracioso, "YaoshuaYAOHU" (Isaías) significa "A Salvação de YAOHU", "ManYAOHU" (Mat-us) significa "YAOHU é Agradável", "YarmiYAOHU" (Jeremias) significa "YAOHU é Exaltado".

O Nome do Altíssimo não foi esquecido

Essa familiaridade com o Nome do Altíssimo e o uso, continuaram até os dias de MalaokYAOHU (Malaquias), que viveu uns 400 anos antes dos dias do Messias. No livro bíblico que leva seu nome, MalaokYAOHU dá grande destaque ao Nome do Altíssimo, empregando-o ao todo 48 vezes. Na época do Messias o Nome era ainda de pleno conhecimento, pois Ele o usou inúmeras vezes.

Com o passar dos tempos, muitos Yaohudim (judaicos) passaram a viver longe da terra de Yaoshorul (Israel), e alguns não mais podiam ler o "Tanakh" no idioma hebraico. Assim, no terceiro século desta era atual, deu-se início a tradução da parte do Tanakh então existente (o Antigo Testamento) para o grego, o novo idioma dominante internacional. Mas não se negligenciou o Nome do Altíssimo. Os tradutores o retiveram, escrevendo-o em sua forma hebraica. Cópias antigas da Septuaginta grega, preservadas até hoje, confirmam isso.

Então não é verdade que a pronúncia original do Nome hebraico de quatro letras do Altíssimo (Tetragrama) na Bíblia foi perdido, esquecido, e que ninguém realmente sabe hoje em dia como ele é pronunciado exatamente?

Boatos e histórias fantasiosas dizem que sim! Mas são apenas isso: Boatos e histórias fantasiosas da criação das mentes humanas alheias aos fatos. Pense agora e considere estes fatos. Até agora, Seu povo ainda é chamado "YAOHUDIM" ("YAOHU-DIM"), para mostrar o Nome do Altíssimo em sua própria língua, o que quer dizer que eles se referem a si mesmos como "YAOHUDIM". Muitos Yaohudim adotaram nomes que hoje ainda refletem o Nome do Todo-Poderoso. Exemplos: Elyaohu, Khanamyaohu, Nethanyahu, Uziyahu etc. Um recente primeiro ministro de Israel chamava-se "Benyamin Nethanyaohu" (com a correta transliteração).

Até os nomes dos profetas da Bíblia e de outros personagens e lugares mencionados nela continuam sempre revelando mais enfaticamente Seu glorioso Nome! Transliterações diretas do hebreu original: Isaías (YaoshuaYAOHU), Elias (ULYAOHU), Zacarias (ZocharYAOHU), João (YAOHUrránam), Mat-us (ManYAOHU), Josué (Yaohushua).

Tudo o que temos a fazer é pedir e YAOHU UL nos dará sabedoria e discernimento para realmente conhecê-Lo e o que é a vida eterna! Então nós continuamos a seguí-Lo e a descobrir!

Até agora, muitos Yaohudim ainda sabem a correta e verdadeira pronúncia do NOME, mas eles preferem não mencionar temendo blasfemar contra o mais maravilhoso Nome que há em todo o universo. Isto é superstição, porque em toda a Bíblia, os profetas sempre mencionaram o Nome do Todo-Poderoso em suas profecias para o povo, as históricas e poéticas seções das Escrituras sempre mencionaram o Nome, então por que ter medo?

YAOHU UL determinou, por Seu RUKHA (ou Espírito), fazer com que seu Nome fosse escrito mais de 6.000 vezes na Bíblia para que percebamos que este é o Nome mais importante em sua totalidade! O que é proibido é a blasfêmia contra o Nome, não a mera menção dele, se feita com grande reverência e total respeito!

"Não tomarás o Nome YAOHU, teu UL, em vão, porque YAOHU não tomará por inocente ao que tomar o Seu Nome em vão" (Deuteronômio 5:11).

Tome nota: O que é proibido é tomar em vão, não o uso reverencial! Não adicione, nem subtraia nada do que foi escrito nas Escrituras Sagradas.

A forma correta de dizer o Nome pode ter sido mantida em segredo perante os gentios, para evitar que fosse blasfemado. Talvez seja verdade, mas certamente não foi perdido, nem esquecido e muito menos desconhecido!

A maior e mais importante prova de que o Nome do Altíssimo jamais foi esquecido está nas próprias palavras de YAOHU UL em Êxodo 3:15 quando Ele diz: "Assim serei chamado e lembrado de geração em geração". Ora, se tal não ocorreu e o Nome foi perdido, então YAOHU UL mentiu, o que as Sagradas Escrituras dizem que é IMPOSSÍVEL. Uma vez que Ele afirmou que Seu Nome seria chamado e lembrado de geração em geração, podemos ter a mais absoluta certeza de que o foi, pois é impossível que YAOHU UL minta. Todo o resto são fantasias de mentes humanas e boatos. Nada além disso!


Então, a forma correta de pronunciar o Tetragrama é sabida por muitos entre os Yaohudim, nestes dias! E entre muitos gentios convertidos também!

"Portanto Eu, YAOHU UL, revelarei Meu Nome ao Meu povo e eles devem conhecer o poder deste Nome; porque Eu mesmo sou O que digo: eis-Me aqui" (YaoshuaYAOHU 52:6) (Is).

Para evitar que o Nome fosse blasfemado, alguns líderes fanáticos religiosos fizeram costume do judaísmo usar substitutos, como: "ha-Shem" (o nome), "Adonai" (SENHOR) etc. Então o que há de errado com isso? Onde está o erro? "Senhor" significa "baal". Adonai é um título inexistente nas escrituras cuja origem é bem definida no ídolo "Adonis" da fertilidade e beleza masculina! Além da idolatria, é claro, o principal aspecto a ser considerado é que o Nome YAOHU é imutável, insubstituível, inalterável.

Os substitutos que alguns destes grupos fanáticos há muito tempo utilizaram equivocadamente, para tomar o lugar dos Nomes e títulos originais, foram adaptados das comunidades vizinhas pagãs e primitivas, e então foram associados a ídolos populares entre eles.

Sinceros, talvez, mas sinceramente equivocados! Não surpreende que muitas almas verdadeiramente sinceras estão agora definhando no "sheol" (ou inferno) por falta de conhecimento. "Por falta de conhecimento o Meu povo perece!" (Oshua 4:6) (Oseias).

Em seu pré-conhecimento, YAOHU UL havia previsto que o Seu Nome seria blasfemado por alguns homens ímpios, e essa foi a razão pela qual Ele prescreveu uma severa penalidade para aquele que blasfemasse, ridicularizasse ou insultasse o Seu Maravilhoso Nome, YAOHU.

"E aquele que blasfemar o Nome YAOHU certamente morrerá; toda a congregação certamente o apedrejará; assim o estrangeiro como o natural, blasfemando o Nome de YAOHU, será morto" (Levítico 24:16).

Não adicione ou subtraia nada do que foi originalmente escrito nas Escrituras Sagradas ou o Livro. Apenas o presente, sem o presenteador, é pouco, assim é a Bíblia sem Aquele por trás dela. Vamos agora pôr de volta o Autor, YAOHU UL, ao que própria e justamente Lhe pertence na Bíblia!

Quão vital é o Nome do ponto de vista do Criador?

"Todo aquele que invocar o Nome YAOHU será salvo" (YaoUl 2:32 (Joel)); Atos 2:21).

"A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que n’Ele crêem receberão o perdão dos pecados pelo Seu Nome" (Atos 10:43).

"Filhinhos, escrevo-vos, porque pelo Seu Nome vos são perdoados os pecados" (I YAOHUrránan 2:12 ) (1 Jo).

"Mas, a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de YAOHU UL, a saber: aos que crêem no Seu Nome". (YAOHUrránan 1:12 ) (Jo).

"Pois que tão encarecidamente Me amou, disse YAOHU UL, também eu o livrarei; pô-lo-ei num alto refúgio, porque conhece o Meu Nome." (Tehilim 91:14) (Salmos).

"O nosso socorro está no Nome YAOHU, que fez o céu e a terra" (Tehilim 124:8) (Salmos).

"Quem subiu ao céu e desceu? Quem cerrou os ventos nos seus punhos? Quem atou as águas nas suas vestes? Quem estabeleceu todas os limites da terra? Qual é o Seu Nome e qual é o Nome de Seu Filho? Diga-me, se é que o sabes! (Maush’lem 30:4) (Pv).

"E em Ti confiarão os que conhecem o Teu Nome"! (Tehilim 9:10) (Salmos).

"Engrandecei a YAOHU UL comigo, e juntos exaltemos o Seu Nome". (Tehilim 34:3) (Salmos).

"YAOHU, YAOHU, quão admirável é o Teu Nome em toda a terra"! (Tehilim 8:1) (Salmos).

"Então disse Moisés a YAOHU UL: Eis que quando vier aos filhos de Yaoshorul, e lhes disser: O UL de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o Seu Nome? Que lhes direi? E disse YAOHU UL a Mehushúa (Moisés): YAOHU - ESTE É O MEU NOME ETERNAMENTE, E ASSIM SEREI CHAMADO E LEMBRADO DE GERAÇÃO A GERAÇÃO". - Êxodo 3:13-15.

Se isto é realmente verdade, porque os estudiosos em teologia, e outros mestres religiosos, assim não ensinam?

O Messias, nosso Salvador, certa vez disse: "Graças Te dou, Ó Pai, Governante do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos; assim é, Ó Pai, porque assim te aprouve". - Lucas 10:21).

Ele também falou que escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e escolheu as coisas vis e as desprezíveis e as que não são, para aniquilar as que são; para que nenhuma carne se glorie perante Ele. (I Coríntios 1:27-29 ).

E, além disso, "...os escribas mudaram as palavras", especialmente os nomes! Lembre-se de YarmiYAOHU 8:8 (Jeremias) nas Escrituras Sagradas.

Ele também disse: "Ai de vós doutores da lei, que tirastes a chave da ciência; vós mesmos não entrastes e impedistes os que entravam". - (Lucas 11:52).

Eles jogaram fora a chave para abrir a sabedoria espiritual - o NOME!

O Messias, nosso Salvador também disse: "Larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição e muitos são os que entram por ela; e estreita é a porta e apertado o caminho que leva à vida e poucos há que a encontram". - (ManYAOHU 7:13-14) (Mt).

O Paraíso pode ser adentrado através da porta estreita - e o próprio Filho de YAOHU UL é a porta do rebanho. Nenhum homem pode se aproximar de YAOHU UL, exceto através d’Ele - e estas são verdades expressas na Bíblia na mais básica doutrina de salvação.

Repetindo, nenhum homem pode aproximar-se do Altíssimo, a não ser pela mediação de Seu Único Filho, o Messias de Yaoshorul, apenas!

Então não baseie seu futuro eterno em relações, opiniões públicas ou aceitação social. O mundo está dominado por ha-satan (satanás).

Lembre-se sempre: Estreito é o caminho! Apenas poucos o encontram!

Estreito é o caminho! O Único Filho de YAOHU UL é o Caminho, a Verdade e a Vida!

YAOHU é o Nome original do Pai e Criador!

O ORIGINAL É O MELHOR!

PARA LER O PRÓXIMO CAPÍTULO CLIQUE ABAIXO...

   

YOD REY REY VAV


HOME