Make your own free website on Tripod.com


APÓCRIFOS & RELIGIÃO    Free Counter
Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem. ( I te. 5: 19,20,21 - BIBLIA)
JUDAISMO


"Não faças a teu próximo o que não queres que ele te faça." 
O judaísmo encerra não apenas um sistema religioso mas também, social, cultural, político e filosófico.

Surgiu por volta do ano 2.000 a.C, entre os amoritas (ocidentais) que se instalaram na Mesopotâmia. Mais tarde em aproximadamente em 1.260 a.C, como seguidores de Moisés fixaram em Canaã, transformando Jerusalém em seu centro religioso.

O livro sagrado judeu é a Torah Nebi'im Wekehuvim dividido em três partes: Torah ou Pentateuco, o Profetas e os Escritos.

A Torah contém 248 mandamentos e 365 proibições: o homem é criado com 248 membros e 365 veias, refletindo em sua estrutura ao mesmo tempo a obra de Deus ( o Cosmo) e sua revelação ( a Lei).

Fílon, importante filósofo do judaísmo helenítico (20 a .C - 45 d. C), fez paralelos da Bíblia com Platão. Descreve a criação do mundo por um demiurgo (criatura intermediária entre a natureza divina e humana) que cria o Universo organizando a matéria preexistente, na queda dos espíritos como sendo conseqüente à própria essência do homem, ainda que "ele fosse vestido pela túnica de pele", o corpo material que encerra a alma como uma prisão.

Há grande diversidade nas concepções de Deus e dos mitos da criação do Cosmo e do homem, porém, a Divindade, YHWH (Deus do Céu) ou ELOHIM (plural), é sempre visto como onipresente, onisciente e soberano sobre os homens.

No século III a .C surgiram os textos apocalípticos, dentre eles o de Daniel é o de maior vulto. Descreve a história universal segundo um plano de Deus, a estrutura do Universo é a morada de Deus. Segundo Daniel, o fim dos tempos será anunciado por cataclismos, dor e sofrimento que precedem a vinda do Messias, o Filho do Homem, o Rei do Povo de Deus. Ele reinará com justiça e durante seu reinado, que durará 400, 500 ou 1.000 anos, será necessário o arrependimento de todos os homens; então Ele anulará o Pecado Original e abrirá as portas do Paraíso.

No juízo final, os bons e justos ascenderão ao Paraíso, reencontrarão suas coroas, seus tronos e suas vestes de glória que estão à sua espera desde antes da criação do mundo, e os maus cairão para um abismo em chamas. O mal será eliminado para sempre, o próprio Messias morrerá e tudo retornará ao silêncio original, ao caos. "...ao termo de sete dias, despertará o eon que agora dorme...", haverá uma nova criação, o advento da Jerusalém Celestial, a ressurreição e a beatitude eternas.

No início dos tempos Deus revelara a "ciência secreta" a alguns escolhidos, pois era velada aos profanos. No final dos tempos ela será novamente revelada, mas sempre para um grupo restrito de iniciados. O Filho do Homem, o Messias, é o Iniciado por excelência, é o Senhor de todos os segredos, e quando ele assumir o Seu reinado "os segredos jorrarão de sua boca".

Merkabah (Trono ou Carro Celestial onde encontra-se Deus), descrito por Ezequiel, será encontrado ao final de uma viagem por sete hekhalot (palácios) habitados por seres celestiais.

Outra obra de grande importância no judaísmo é o Mishnah e os 2 Talmudes ( de Jerusalém e da Babilônia). É uma obra legalista que codifica a tradição oral revelada a Moisés e é a chave para a interpretação da Tradição Escrita contida na Torah, possui 63 tratados divididos em 6 sessões: zeaim (sementes), moed (festas), noshim (mulheres), nezikim ( prejuízos), kodashim (coisas santas), teharot ( purificações ).

A mensagem geral do profetismo judaico é moral e condena as práticas de cultos cananeus como a prostituição e os sacrifício sangrentos; pregam a compostura e advertem que caso contrário Deus afligirá aos infratores todos os males.

A Cabala judaica tem suas raízes no Sefer Yetsirah ou Livro da Criação. Possui 10 sephirot (associado aos 10 mandamentos) e 22 caminhos que os unem (associados às 22 letras do alfabeto hebraico). A criação ocorreu a partir destes 32 elementos primordiais.

A Cabala clássica descreve 4 universos espirituais:

-atsilut (emanação/divino) - compreendo os 10 sephirot

-beriyrah (criação) - compreende os 7 hekhalot e o merkabah

-yetsirah (formação) - os exércitos angélicos

asiyah (fabricação) - o mundo visível

Propõe 3 metas:

-tikkun - restauração da harmonia e unidade primordiais na pessoa e no mundo

-kavvanah - meditação contemplativa

-devekut - união estática com a essência, ascensão da alma para a luz Divina

Além disso prega que os 10 sephirot estão expressos nos elementos da natureza. Utiliza muitos processos místicos, como por exemplo a visualização de cores, para alcançar o atsilut (divino) , e acredita que este processo é dificultado pelo sitra ahra ( o mal/o outro lado) do asiyah (mundo visível). Não adota a dualidade alma/corpo e o desprezo pelo mundo físico, e vê a sexualidade como processo para a reintegração de entidades separadas quando da descido das alma para o corpo.

O hassidismo, movimento judaico mais recente que data do século XVIII, ressalta a alegria da onipresença de Deus, perdendo-se no devekut. Reconhece a presença de Deus nas mais triviais atividades do corpo, a louvação a Deus aparece nas cerimônias sacras e também nas atividades "profanas" como as refeições, o sono, a união sexual, o canto e a dança. Crêem que a intenção ao praticar o ato é o mais importante e se em suas atividades a pessoa visar o devekut o resultado será o êxtase. Denominam esta prática de yeridah le-tsorehk aliyah, a descida com finalidade de ascensão.

E.Mucheroni - 15/03/2003



HOME
deus apocrifo apócrifos relação livros jose carpinteiro apocalipce semanas enoch enoque proto evangelho tiago melquisedeque didaqué infância tomé pedro clemente segundo salmo 151 cartas abgaro jesus oração manasses condenaçao epístola barnabé doutrina apóstolos epistola laodicenses atos joão historia universo livro adão eva outro idioma salmos salomão profecias nostradamus são nilo segredos fátima reflexões dizimo sobre águas significados inteligencia fé eucaristia teólogos dogmas pedra tempo fim pastores perfeição palavra manuscritos mar morto histórico rolos melquisedeque livros lugares fotos jerusalem antigos jericó cavernas qumran porta dourada muro lamentações 7 cidades apocalipse hinos midias animações kids4truth louvor biblia hebraico biblia português biblia narrada espanhol karaokê rádio stream sagrados biblia - português español al-corão bhagavad-gita grandes religiões cristianismo hinos louvor adorarei salmo mestre coração gradioso és tu senhor cruz luz brilhar salvador grandiosos grandioso asas judaismo hinduismo islamismo xintoísmo budismo primeiros cristãos apóstolos século i século ii perseguição romana martires império catacumbas roma concílios nicéia trento inquisição hereges cátaros hebraico idioma yhwh nome sagrado outros livros grande conflito arqueologia biblica testemunha ocular grandes achados prisma senaqueribe pedras clamam arca noé evidências êxodo sodoma gomorra formosa jerusalém aurora gloriosa esperança unção real abba pai acordai acredita adoração adorarei aleluia creio único coração salvador autoridade poder auxílio divino servos bem querer boa nova brilha santos cantemos júbilo ceia louvor precioso conhecer glória conversão cura fiel derrama paz ama guiar vida creio exultação grandes maravilhas infinito judá vales louvo redentor cruz maravilhoso redentor bom jerusalém temas lábios navegarei amigo caminho vitória canto nome precioso sangue rei reina senhor poder pentecostal amar sofreu vive paz salvar glória céu véu viver redentor onipotente rocha eterna santo saudai nome exaltado sempre fiéis poder graça tema amor tentado trono branco fiel és soberano bem grande amigo milagre senhor real vaso novo pródigo viva vivifica éfeso esmirna pérgamo tiatira sardes filadélfia laodicéia monte oliveiras cedrom templo david lamentações torah espírito