APÓCRIFOS & RELIGIÃO    Free Counter
Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem. ( I te. 5: 19,20,21 - BIBLIA)
MANÁ O PÃO DO CÉU


O Maná

A palavra maná vem do hebraico "man hu", o nome é dado à seiva que brota da arvore do tamarisco; no deserto do Sinai esta seiva resseca durante a fria noite e cai no chão em forma de pequenas pérolas muito doces. Até os dias de hoje os beduínos utilizam o maná em sua dieta.

Em Êxodo 16.15 temos a explicação etimológica hebraica do nome que expressa a surpresa do povo: MAN HÛ' que traduzido significa "O que é isto?", "E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos..." (Êxodo 16.35), foi o milagre da comida recebida que preservou Israel de perecer de fome. "E partindo de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao deserto de Sim..." (Êxodo 16.1) e ali estava exposto a todos os perigos e privações do deserto, principalmente no aspecto alimentício; "Então disse o SENHOR a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus" (Êxodo 16.4), o que nos leva a alguns pontos interessantes:

A origem do pão era o céu; a singularidade do pão; o maná (pão) seria o sustento do povo enquanto no deserto; "Choveria" pão, denotando a abundância.

O Criador envia ao seu povo o alimento necessário, mostrando assim que mesmo sendo provados não faltau o alimento. O impacto causado pelo "pão do céu" foi grande; porém, o povo se cansou de comer aquilo que é do céu; "Lembramo-nos dos peixes que no Egito comíamos de graça, e dos pepinos, dos melões, dos porros, das cebolas e dos alhos".(Números 11.5)

As murmurações tiveram lugar entre as pessoas que tinham seus corações bem longe de céu; "Ora, o vulgo que estava no meio deles veio a ter grande desejo..." (Números 11.4), e por causa destes todo o povo foi contaminado. Quando o Criador, origem de todas as coisas, conduz a vida de qualquer pessoa, Ele se encarrega de prover a este todas as coisas, principalmente a sustentação da vida.

A Arca e o Maná

Lemos em Hebreus 9.4 acerca da arca da aliança que continha em seu interior um vaso com o maná, além das tábuas da lei e da vara de Arão que floresceu. E o mesmo texto afirma que a lei tem a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas (Hb 10.1).

Na arca e nos elementos em seu interior não temos a compreenção exata das coisas. Se observarmos estes objetos segundo o ensino do Novo Testamento poderemos compreender que eles significam os bens futuros da Nova Aliança.

Para entendermos claramente, compararemos dois textos bíblicos: um do Velho Testamento apresentando a figura, e um do Novo Testamento interpretando a figura.

"Sim, ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que nem tu nem teus pais conhecíeis; para te dar a entender que o homem não vive só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor disso vive o homem". (Deuteronômio 8.3)

"Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus." (Mateus 4.4)

Em Deuteronômio, as Escrituras dizem que o homem não vive só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Criador. E da boca do Criador saia o maná como substituto ao paõ. Jesus ao ser tentado no deserto substitui a expressão "maná" por "Palavra de Deus". O maná é a Palavra de Deus; é o alimento que vem do céu para o sustento material do seu povo; e Jesus ao dizer "Palavra de Deus" refere-se ao alimento espiritual que sustenta nossa alma.

E qual é o significado da arca da aliança? Ela representa a presença de Deus no meio dos homens, os textos bíblicos que autenticam esta afirmação: "Quando, pois, a arca partia, dizia Moisés: Levanta-te, Senhor, e dissipados sejam os teus inimigos, e fujam diante de ti os que te odeiam. E, quando ela pousava, dizia: Volta, ó Senhor, para os muitos milhares de Israel." (Números 10.35-36); "Os filisteus, pois, tomaram a arca de Deus, e a levaram..." (I Samuel 5:1). "... De Israel se foi a glória, pois é tomada a arca de Deus." (I Samuel 4.22)

A arca representava a presença de Deus no meio dos homens, ela figura Jesus, o Cristo, a presença de Deus no meio dos homens! "...e será o seu nome Emanuel" (Isaías 7:14); "...o qual será chamado EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco."(Mateus 1:23). "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. João deu testemunho dele, e clamou, dizendo: Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim, passou adiante de mim; porque antes de mim ele já existia. Pois todos nós recebemos da sua plenitude, e graça sobre graça. Porque a lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo." (João 1.14-17).

O Maná Escondido

Assim, entendemos o que Paulo disse aos Colossenses: No qual [Cristo] estão todos os tesouros da sabedoria e da ciência. (Col 2.3). Veja bem: assim como o maná encontrava-se "escondido" dentro da arca, da mesma maneira, em Cristo, estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência!

É importante ressaltar a expressão "escondido". O maná não estava apenas guardado na arca, mas escondido! A arca era um baú coberto pela tampa do propiciatório sobre o qual estavam os querubins. O estava dentro dela não era visto por ninguém. Jesus mesmo autentica esta verdade ao dizer à igreja de Pérgamo "ao que vencer lhe darei do maná escondido...". Se alguém olhasse para a arca não veria o maná, exceto se fizesse um exame mais cuidadoso, abrindo a arca para examinar seu conteúdo.

A arca figura Cristo e o maná a Palavra de Deus. O maná encontrava-se "escondido" dentro da arca, do mesmo modo que os tesouros da sabedoria e da ciência, os mistérios do Reino e a Palavra de Deus estão escondidos em Cristo.

Se você tiver um contato apenas superficial com Cristo jamais descobrirá os tesouros da sabedoria e da ciência! Jamais poderá conhecer os mistérios do Reino! Do mesmo modo como ao se examinar a arca de maneira superficial não se encontrava o maná, assim também, um contato distante com Cristo jamais lhe revelará os tesouros escondidos! E, infelizmente, esta é a realidade da maioria dos cristãos que, servindo a Jesus por anos e anos, jamais chegam a experimentar do maná escondido.

Não pensem que isto é só para ser desfrutado no céu, por causa da promessa de Jesus à igreja de Pérgamo; mas o que de fato Jesus disse é que quando os vencedores chegassem lá, continuariam a desfrutar do maná escondido, pois é impossível chegar a desfrutar da totalidade destes tesouros em Cristo ainda nesta vida. Eles são inesgotáveis! Mas isto não quer dizer que não se encontram à disposição desde já!

Há verdades a serem compreendidas; elas são uma novidade para estes dias apenas porque estão sendo restauradas, restituídas já que por orgulho haviam sido deixadas de lado. É possível ao homem gloriar-se pela sua capacidade pessoal de entendimento das escrituras e das suas realizações. O orgulho é uma das piores facetas do carácter humano. O orgulho enaltece o "eu". Dispensa a ajuda e o crescimento mútuo, afasta o Espírito Santo, e entroniza a própria pessoa como o centro de tudo. Ser manso e humilde, como ensinou o Salvador, permita que a luz de Deus resplandeça em nossas vida.

Estes tesouros escondidos pertencem aos humildes que temem à Deus, que Davi menciona no Salmo 25.14. Cada vez que pegamos na Bíblia para ler, estudar e meditar, devermos lembrar-se que há tesouros escondidos que jamais se tornarão conhecidos com estudos e pesquisa, embora devamos praticar isto com a maior dedicação, falo de se receber do céu as verdades de Deus!

Pedimos a bênção do Espírito Santo às nossas vidas famintas, para sermos o sal da terra e a luz do mundo com compaixão e amor, recebendo a comida que cura, transforma e sara feridas, uma comida que renova a nossa existência. Mas também um alimento que, verdadeiramente, mata a fome de pão, que tira a miséria das ruas, que restaura a dignidade de ser humano. Amém!

Referencias: http://www.gospelmais.com.br/L. Subirá - http://www.shemaysrael.com
http://acasadedeus.blogspot.com - http://www.otimismoemrede.com

Edição: E.Mucheroni 26/09/2007



HOME
deus apocrifo apócrifos relação livros jose carpinteiro apocalipce semanas enoch enoque proto evangelho tiago melquisedeque didaqué infância tomé pedro clemente segundo salmo 151 cartas abgaro jesus oração manasses condenaçao epístola barnabé doutrina apóstolos epistola laodicenses atos joão historia universo livro adão eva outro idioma salmos salomão profecias nostradamus são nilo segredos fátima reflexões dizimo sobre águas significados inteligencia fé eucaristia teólogos dogmas pedra tempo fim pastores perfeição palavra manuscritos mar morto histórico rolos melquisedeque livros lugares fotos jerusalem antigos jericó cavernas qumran porta dourada muro lamentações 7 cidades apocalipse hinos midias animações kids4truth louvor biblia hebraico biblia português biblia narrada espanhol karaokê rádio stream sagrados biblia - português español al-corão bhagavad-gita grandes religiões cristianismo hinos louvor adorarei salmo mestre coração gradioso és tu senhor cruz luz brilhar salvador grandiosos grandioso asas judaismo hinduismo islamismo xintoísmo budismo primeiros cristãos apóstolos século i século ii perseguição romana martires império catacumbas roma concílios nicéia trento inquisição hereges cátaros hebraico idioma yhwh nome sagrado outros livros grande conflito arqueologia biblica testemunha ocular grandes achados prisma senaqueribe pedras clamam arca noé evidências êxodo sodoma gomorra formosa jerusalém aurora gloriosa esperança unção real abba pai acordai acredita adoração adorarei aleluia creio único coração salvador autoridade poder auxílio divino servos bem querer boa nova brilha santos cantemos júbilo ceia louvor precioso conhecer glória conversão cura fiel derrama paz ama guiar vida creio exultação grandes maravilhas infinito judá vales louvo redentor cruz maravilhoso redentor bom jerusalém temas lábios navegarei amigo caminho vitória canto nome precioso sangue rei reina senhor poder pentecostal amar sofreu vive paz salvar glória céu véu viver redentor onipotente rocha eterna santo saudai nome exaltado sempre fiéis poder graça tema amor tentado trono branco fiel és soberano bem grande amigo milagre senhor real vaso novo pródigo viva vivifica éfeso esmirna pérgamo tiatira sardes filadélfia laodicéia monte oliveiras cedrom templo david lamentações torah espírito