APÓCRIFOS & RELIGIÃO    Free Counter
Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem. ( I te. 5: 19,20,21 - BIBLIA)
EUCARISTIA


A palavra eucaristia significa ação de graças.

"Eu sou o pão vivo, descido do céu... Quem comer deste pão viverá eternamente... Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem vida eterna... Quem come minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele" (Jo 6, 51.54.56.57). 

E tomou o um pão, deu graças, partiu-o e distribuiu-o a eles dizendo: "Isto é o meus corpo que é dado por vós. Fazei isto em minha memória.". E, depois de comer, fez o mesmo com o cálice dizendo: "Este é o cálice da nova aliança em meu sangue, que é derramado em favor de vós"(Lc 22,7-20). 

Muito simbolismo existiu nesses 2 milênios a partir dessa passagem Bíblica, nas várias correntes cristãs o significado é diverso e divergente.

Num culto religioso que presenciei, o celebrante partiu o pão e molhou um pedaço no cálice com vinho, após isso o pão foi administrado a todos, recordei a passagem de João 13.

Tendo, pois, molhado um bocado de pão, deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. E, logo após o bocado, entrou nele Satanás. Disse-lhe, pois, Jesus: O que fazes, faze-o depressa (Joa 13: 26,27).

Surgiu em minha mente a partir desse momento o seguinte pensamento: seria a igreja traidora do sacerdote. Em verdade, em verdade vos digo que um de vós me há de trair (Joa 13: 21)

Sem querer fazer uma ilação contrária a uma denominação de igreja, várias vezes meditei sobre o significado real dessa passagem, a conclusão que cheguei não se refere à mero simbolismo ou rito, mas a um Dom espiritual, uma atitude prática, uma profecia.

Não falo de todos vós; eu conheço aqueles que escolhi; mas para que se cumprisse a escritura: O que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar (Joa 13: 18)

O pão de Cristo não era o pão físico, mas o pão dos céus, aquele que alimenta a alma.

No decorrer da história, muitos daqueles que supostamente receberam o pão espiritual, tornaram-se traidores da real Fé pela ação forjada no interesse pessoal, os interesses comuns levaram a demolição progressiva perpetrada pela teologia da tradição e do magistério pela qual a teologia chegou a envolver o conteúdo original e a significação da fé cristã.

À tendência criticada, de fato, é seguramente a obstinação em ficar atado somente às fórmulas fixas em vigor no passado e que permanece na atualidade, um ponto que sobrecarrega em vez de facilitar, a tradição vem sub-repticiamente assumindo o lugar da verdade, negando a possibilidade de atingir a verdadeira liberdade. 

A inclinação teológica ainda que lenta, conduz ao repúdio total da Revelação divina, isto é, à apostasia.

"1. Saiba, porém, que nos últimos dias haverá momentos difíceis. 
2. Os homens serão egoístas, gananciosos, soberbos, blasfemos, rebeldes com os pais, ingratos, iníquos, 
3. sem afeto, implacáveis, mentirosos, incontinentes, cruéis, inimigos do bem, 
4. traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres do que de Deus; 
5. manterão aparências de piedade, mas negarão a sua força interior. Evite essas pessoas! 
6. Entre esses encontram-se os que entram nas casas e cativam mulherzinhas cheias de pecados e possuídas por todo tipo de desejos, 
7. que estão sempre aprendendo, mas não conseguem chegar ao conhecimento da verdade
8. E assim como Janes e Jambres se opuseram a Moisés, também esses se opõem à verdade; são homens de espírito corrupto e fé inconsistente. 
9. Mas eles não irão longe, pois sua loucura será desmascarada diante de todos, como aconteceu com aqueles dois. 
10. Você, porém, me seguiu de perto no ensino e no comportamento, nos projetos, na fé, na paciência, no amor e na perseverança". (II Timóteo 3)

"3. Pois vai chegar o tempo em que não se suportará mais a doutrina; pelo contrário, com a comichão de ouvir alguma coisa, os homens se rodearão de mestres a seu bel-prazer. 
4. Desviarão seus ouvidos da verdade e os orientarão para as fábulas. 
5. Quanto a você, seja sóbrio em tudo, suporte o sofrimento, faça o trabalho de um anunciador do Evangelho, realize plenamente o seu ministério". (II Timóteo 4)

A chama viva do Espírito Santo existe e é perfeita, cabe a cada um livrar-se das amarras impostas, e buscar no seu coração o alimento da fé, alimentar a si e aos demais. 

A Fé é uma experiência não-denominacional que gera o fruto amor, leva ao chão comum, à base comum sobre todas as tradições religiosas. 

"22. O Senhor esteja com o seu espírito. A graça esteja com todos vocês." (II Timóteo 4)

E. Mucheroni - 14/03/2003  



HOME
deus apocrifo apócrifos relação livros jose carpinteiro apocalipce semanas enoch enoque proto evangelho tiago melquisedeque didaqué infância tomé pedro clemente segundo salmo 151 cartas abgaro jesus oração manasses condenaçao epístola barnabé doutrina apóstolos epistola laodicenses atos joão historia universo livro adão eva outro idioma salmos salomão profecias nostradamus são nilo segredos fátima reflexões dizimo sobre águas significados inteligencia fé eucaristia teólogos dogmas pedra tempo fim pastores perfeição palavra manuscritos mar morto histórico rolos melquisedeque livros lugares fotos jerusalem antigos jericó cavernas qumran porta dourada muro lamentações 7 cidades apocalipse hinos midias animações kids4truth louvor biblia hebraico biblia português biblia narrada espanhol karaokê rádio stream sagrados biblia - português español al-corão bhagavad-gita grandes religiões cristianismo hinos louvor adorarei salmo mestre coração gradioso és tu senhor cruz luz brilhar salvador grandiosos grandioso asas judaismo hinduismo islamismo xintoísmo budismo primeiros cristãos apóstolos século i século ii perseguição romana martires império catacumbas roma concílios nicéia trento inquisição hereges cátaros hebraico idioma yhwh nome sagrado outros livros grande conflito arqueologia biblica testemunha ocular grandes achados prisma senaqueribe pedras clamam arca noé evidências êxodo sodoma gomorra formosa jerusalém aurora gloriosa esperança unção real abba pai acordai acredita adoração adorarei aleluia creio único coração salvador autoridade poder auxílio divino servos bem querer boa nova brilha santos cantemos júbilo ceia louvor precioso conhecer glória conversão cura fiel derrama paz ama guiar vida creio exultação grandes maravilhas infinito judá vales louvo redentor cruz maravilhoso redentor bom jerusalém temas lábios navegarei amigo caminho vitória canto nome precioso sangue rei reina senhor poder pentecostal amar sofreu vive paz salvar glória céu véu viver redentor onipotente rocha eterna santo saudai nome exaltado sempre fiéis poder graça tema amor tentado trono branco fiel és soberano bem grande amigo milagre senhor real vaso novo pródigo viva vivifica éfeso esmirna pérgamo tiatira sardes filadélfia laodicéia monte oliveiras cedrom templo david lamentações torah espírito