APÓCRIFOS & RELIGIÃO    Free Counter
Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem. ( I te. 5: 19,20,21 - BIBLIA)
Apóstolos


Simão Pedro, Petrus ( pedra de arremesso )

Chamava-se Simão, era filho de Jonas e Maria, como irmão mais novo tinha André.
Nascido em Betsaida, Cafarnaum.
Pescava um dia às margens do rio Jordão quando Jesus o chamou.
Daí por diante passou a seguir o Mestre .
Chegou a negar a Jesus, a quem amava , possuía uma fé intensa, mas às vezes se mostrava fraco e incrédulo.
Presenciou a transfiguração, mas não apareceu no Calvário.
Fortalecido pelo Espírito Santo no dia de Pentecostes, se pois a pregar o Evangelho aos judeus e gentios.

Presidiu a eleição de Matias, escolhido para suceder a Judas, bem como o Concílio de Jerusalém, depois do qual se dispersaram os Apóstolos, a fim de, seguindo a determinação do Mestre, irem pregar o Evangelho a toda criatura, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Levado perante o Sanedrim (Supremo Conselho dos Judeus), afirmou sua fé em Cristo.
Foi preso por ordem do rei Agripa I, encaminhado à Roma durante o reinado de Nero, onde fundou e presidiu à comunidade cristã, vindo a ser crucificado de cabeça para baixo, como mártir em 67 d.C.

As tradições petrinianas foram registradas por Marcos o Evangelista, em Roma, que também pode ter produzido um evangelho secreto que trouxe à Alexandria, destinado ao ensinamento esotérico.
A pregação de Pedro é a base do Evangelho Canônico de Marcos, que representa a maior influência na produção de outros evangelhos sinópticos, os de Mateus e Lucas.
Alguma autenticidade fundamenta o fragmentado Evangelho de Pedro e possivelmente a Primeira Epístola de Pedro.
Há numerosas lendas sobre o seu confronto romano com Simão Megas ("O Grande", mudado por um polêmico trocadilho, para Magus, "O Mago").

As tradições petrinianas estão intimamente ligadas aos ensinamentos Paulíneos nas últimas Epístolas Pastorais do Novo Testamento.
Pedro fundou as linhas apostólicas de Antioquia e Síria (as mais antigas sucessões do Cristianismo, precedendo as de Roma em vários anos) que sobrevivem em várias ortodoxias Sírias.
Não é necessário dizer que fundou também a Sucessão Romana, e pode ter estabelecido outras em suas andanças.


André

Filho de Jonas e irmão de Pedro, também um pescador.
Antes de conhecer o Mestre, era discípulo de João Batista.
Após a dispersão dos Apóstolos, evangelizou na Ásia Menor, na Capadócia e possivelmente na Rússia, onde é venerado.
Dizem que pereceu em uma cruz em formato de X, mais tarde conhecida como Cruz de Santo André.

De acordo com os "Atos de André e Bartolomeu" (os dois Apóstolos estão tradicionalmente ligados e devem ter viajado muito juntos), eles pregaram em Epiro, Trácia, Galácia, Bitnia, Cítia, Danúbio e Acaía, países do Oriente Médio ou Europa Oriental.
Outra tradição indica atividades na Grécia com Felipe.
É certo que André tenha pregado também em Èfeso e Ásia Menor onde por revelação convenceu João a escrever o documento no qual os Quatro Evangelhos estão baseados.
André fundou sucessões apostólicas em todas estas áreas.
Seus ensinamentos e doutrina eram similares aos de João, Bartolomeu e Tomé.
Foi ousado e um disseminador do Evangelho do Amor.


Simão Zelot

Natural da Galiléia, tinha o sobrenome Cananeu (Zelot).
Da mesma forma que Felipe, Simão parece ter ido primeiro ao Egito.
Como a tradição sinóptica diz que Jesus enviou seus discípulos aos pares, talvez eles tenham realmente viajado juntos.
Simão, no entanto, parece ter voltado através da África do Norte, Espanha e Bretanha (segundo uma determinada tradição).
Ele deve ter voltado por terra à Ásia Menor e de lá se juntado à outros Apóstolos orientais na Pérsia.
Deste ponto pode ter viajado com Judas pela Mesopotâmia e Síria, encontrando o martírio na Pérsia.

É difícil validar as tradições sobre os Apóstolos na Europa Ocidental e na Bretanha.
Depois da era de Constantino, cada igreja local quis estabelecer sua própria validade proclamando um Apóstolo como seu padroeiro, sendo que as relíquias destes Apóstolos estão espalhadas e reverenciadas desde o Atlântico até à Índia.
O apóstolo Paulo manifestou sua intenção de ir à Espanha em uma das Epistolas canônicas e não podemos duvidar que a Europa Ocidental tenha sido visitada pelos Apóstolos, pois houveram sinagogas judaicas na Espanha.

A Bretanha contudo, provavelmente tenha sido evangelizada pela segunda ou terceira geração de sucessores dos Apóstolos (Igreja Celta).
Com Felipe e Marcos, discípulos de Pedro, Simão provavelmente ajudou a estabelecer os ensinamentos de Jesus no Egito.
Sua pregação era bem parecida com a dos outros quatro Apóstolos que foram para o Oriente, ascética e judaica, como aquelas preservadas na Epistola canônica de Judas.


João , Boanerges

Era irmão de Tiago o Maior, filho de Zebedeu e Salomé, seu sobrenome Boanerges.
Era pescador, natural de Jerusalém, e discípulo de João Batista antes de o ser de Jesus.
Foi companheiro inseparável de Pedro.
Nos primeiros tempos da Igreja, coube-lhe impor as mãos aos recém convertidos em Samaria.
Evangelizou os Samaritanos.

Esteve em Jerusalém no ano 37 e depois por ocasião do Concílio dos Apóstolos, que se realizou em Antioquia.
Diz a tradição que morreu quase centenário, possivelmente em Éfeso, de morte natural.
Exilado em Patmos, durante a perseguição de Domiciano (93-98), ali compôs o Apocalipse (Revelação), onde narra as suas visões e descreve mistérios, predizendo as tribulações da Igreja e o seu triunfo final.
Além do seu Evangelho (o 4º) e do Apocalipse (que é o derradeiro livro da Bíblia), escreveu três Epístolas.

Jesus, ao morrer, confiou-lhe a mãe, da qual cuidou até morrer, durante o reinado de Trajano.
O quarto Evangelho difere dos demais, chamados sinóticos, porque relatam os mesmos fatos com algumas variantes.
João começa dissertando sobre a origem divina de Jesus, a quem cognomina "Logos", "o Verbo", "a Palavra" de Deus.
Jesus é idêntico a Deus.
É Ele a manifestação personificada de Deus, o filho de Deus feito homem.
Por isso existiu desde toda eternidade, e finalmente, tomando a natureza humana, se fez carne, e habitou entre nós.

Os ensinamentos de João são preservados no seu Evangelho e nas três epístolas, embora possam ter sido escritas por um discípulo.
O Apocalipse é realmente atribuído ao próprio João, mas foi claramente escrito por uma diferente pessoa ou escola daquela do Evangelho e das Epístolas.
De acordo com Clemente de Alexandria, João ordenou bispos em Éfesos e outras províncias da Ásia Menor.
Ireneus afirma que os Bispos Polycarpo e Papias foram seus discípulos.
Os primeiros fragmentos dos escritos Joanitas foram encontrados em papiros no Egito datando de princípios do segundo século, e muitas escolas acreditam que ele tenha visitado estas áreas.


Bartolomeu (Natanael)

Conhecido também como Natanael, natural de Caná da Galiléia.
Bartolomeu teria sido apresentado à Jesus por Felipe, que talvez fosse seu irmão.
Assim como Tomé, era um viajante e a tradição o localiza em áreas como Índia, Armênia, Irã, Síria e por algum tempo na Grécia, com Felipe (Phrygia).
As sucessões da Armênia podem derivar dele e de vários outros Apóstolos.
A tradição diz que Bartolomeu trazia consigo o perdido Evangelho Herético de Matias (ou Mateus) escrito em hebraico.

As poucas anotações que restaram da era sub-apostólica e patrística indicam que este evangelho judeu era bastante diferente dos evangelhos gregos gentis (Mateus, Marcos, Lucas e João), assim como eram os tão chamados evangelhos judaico-cristãos heréticos dos Nazarenos, Ebionitas e Hebreus, dos quais só restaram fragmentos.

Diferentemente dos evangelhos gentis, estas tradições consideravam o Espírito Santo como a Mãe de Cristo e não adoravam Jesus como uma divindade, mas como um irmão mais velho e líder da comunidade dos santos de Deus (cf.
Lewis Keizer: "Nova Luz sobre os ensinamentos de Jesus: Um guia para idiomas aramáicos, pesquisas recentes e a mensagem original de Jesus Cristo").
Muitas tradições de Bartolomeu são preservadas em obras como "O Evangelho de Bartolomeu", "Pregação de São Bartolomeu no Oásis" e a "Pregação de André e Bartolomeu".


Mateus (Levi)

O primeiro dos quatro evangelistas, Mateus, que tinha o apelido de Levi, natural de Cafarnaum, era coletor de impostos.
Por causa desta profissão ele era bastante antipático aos judeus, os quais o zombavam de sujo e falso.
Chamado por Jesus, de forma serena, Mateus o acompanhou em suas peregrinações, presenciou seus milagres e ouviu seus ensinamentos, que mais tarde compendiou em seu Evangelho, primitivamente redigido em aramaico.
Este evangelho não existe mais, mas pode ter sido a base do evangelho grego, mais tarde associado a seu nome.

Destinou-se aos judeu-cristãos, objetivando demonstrar-lhes que era Jesus o Messias prometido de Israel.
Diz a tradição que ele, após a morte de Jesus, pregou na Palestina e em seguida na Etiópia, onde ressuscitou a filha do rei.
Esteve também na Arábia e na Pérsia, veio a morrer martirizado na Etiópia.

Seus escritos não devem ser confundidos com as Traduções e outras obras associadas ao Apóstolo Matias, embora seu evangelho hebraico tenha sido chamado de Evangelho de Matias - uma questão confusa para o leitor de língua Portuguesa.
Alguns estudiosos acreditam que os fragmentos existentes do "Evangelho Segundo os Hebreus", seja uma versão do evangelho hebraico ou aramaico original de Mateus.

O Bispo Papias, discípulo do Apóstolo João, que viveu no final do primeiro século, é citado por Eusebius afirmando que Mateus compôs em aramaico os "Oráculos do Senhor", então traduzidos para o grego "por cada homem que fosse capaz".
Este é um importante testemunho, já que Papias passou grande parte de seu ministério coletando as primeiras memórias orais dos Apóstolos e seus discípulos.

Clemente de Alexandria diz que ele não morreu violentamente, mas o Talmud afirma que ele foi condenado a morte pelo Sanhedrin judaico.
Apesar da confusão entre as tradições de Mateus e Matias, parece que foi realmente Mateus quem se associou a André, sendo que existe um apócrifo intitulado "Atos de André e Mateus".


Judas (Tadeu)

Descendente da linhagem real de Davi, irmão de Tiago o Menor, e primo de Jesus.
Natural da Galiléia.
A tradição diz ter evangelizado na Mesopotâmia, Palestina, Síria e a Arábia.
É localizado na Armênia nos anos de 43 a 66, onde se juntou a quatro outros Apóstolos do Oriente.

Há três Judas no Novo Testamento e de acordo com alguns estudiosos, o escritor da "Epistola de Judas", que se denominava "irmão do Senhor" é uma outra pessoa.
Isto é questionável porque não está claro se a designação "irmão" era familiar ou fraternal (como Tomé o Justo considerava).

Esta é uma base muito pobre para se descobrir a verdade histórica.
Fica claro que o Apóstolo Judas era ativo principalmente na Armênia, Síria e Norte da Pérsia, sendo o primeiro a manifestar apoio ao rei estrangeiro (Algar de Edessa).
Judas aparentemente viajou acompanhado de Simão o Zelot, quinto Apóstolo a ir ao Oriente, onde foi martirizado.


Tomé

Chamado de Dídimo, natural da Galiléia.
Tomé foi um, dos mais influentes e produtivos dentre os vários discípulos que foram para o Oriente, incluindo Bartolomeu, André, Simão e Judas.
Os ensinamentos destes homens ficaram perdidos para as Igrejas do Ocidente, mas continuam atuais para as tradições ortodoxas e orientais.
Ao contrário de Pedro e Felipe, estes Apóstolos não eram casados.

O ascetismo (prática da ascese), era um importante ponto de contato espiritual entre eles e seus ouvintes orientais, que já idealizavam o ascetismo como uma medida de maestria divina, devido a nativa ideologia religiosa do Brahmanismo e do Zoroastrianismo.
Como seus ensinamentos foram "lembrados" e registrados, o ascetismo foi enfatizado e se tornou o ponto central.
Por esta razão, a Igreja Ocidental minimizou a importância do Apóstolo que, como Jesus, não se casou, ao ponto de categorizar sua tradições como "heréticas".

Mas muitas lendas e tradições destes grandes santos foram preservadas em evangelhos apócrifos e romances dos três primeiros séculos, o que permite a recuperação de seus ensinamentos.
Tomé, em particular, foi muito estimado e há evidências de que tenha viajado não só à Pérsia, mas até mesmo à Índia, provavelmente acompanhado por Bartolomeu e Judas, trazendo talvez um Evangelho Hebraico original de Matias à Índia.
Tomé era uma pessoa profundamente mística, assim como João e Felipe.

Ao separar, mais tarde, a doutrina gnóstica do Evangelho de Tomé e examinando cuidadosamente outras tradições como os "Atos de Tomé" e "Tomé o Ascético", comparando-as ao misticismo de Paulo, João e Felipe, é possível reconstituir um esboço de seus ensinamentos.
Estes, claro, apontam de volta aos ensinamentos originais de Jesus.
Tomé criou linhas apostólicas de sucessão em todos os lugares por onde passou no Oriente, indo de sinagoga em sinagoga.
Isto inclui Síria, Armênia, toda a região da Caldéia (Pérsia), e Índia.
Os Cristãos de Tomé de Malabar ainda sobrevivem.


Tiago (Maior)

Nasceu em Jerusalém.
Filho de Alfeu, sempre se espelhou em sua Mãe.
Buscando o primeiro lugar, ser vencedor, tinha como irmão João o discípulo do amor.
Seu sobrenome Boanerges, lhe concedeu que foi chamado "Guanerjes", que significa filho do trovão, de garra e de guerra.
Foi o primeiro bispo de Jerusalém, cuja igreja dirigiu entre 42 e 62 d.C.
Como "irmão" de Jesus, era respeitado na congregação Judáico-Cristã.
Foi o primeiro entre tantos feridos pela espada do Rei Herodes, Tiago foi decapitado.

Os primeiros cristãos o chamavam "O Justo", devido à sua grande piedade.
Pertencem a ele as tradições Judáico-Cristã preservadas no Evangelho dos Ebionitas, Evangelho dos Hebreus, Elevações de Tiago, na última Epístola Canônica de Tiago e possivelmente em outras obras associadas a seu nome como o "Protevangelium", embora haja dúvidas sobre isso.
A epístola (carta dos Apóstolos às comunidades cristãs primitivas), de Tiago apresenta autênticos ensinamentos preservados na tradição apostólica oral.

Tiago deu origem à sucessão apostólica Judáico-Cristã de Jerusalém, que contribuiu para a sucessão Síria, Jacobita, Armênia e Georgiana.
A Liturgia de São Tiago, que se assemelha àquela do Bispo Cyril de Jerusalém (ano 386), parece ser um desenvolvimento de 5 séculos através das tradições apostólicas de Jerusalém e é ainda usada por certos ramos da ortodoxia.


Felipe

Natural de Betsaida, perdeu o pai exatamente na ocasião em que conheceu o Mestre, não deve ser confundido com Felipe o Servo (Diácono).
Felipe viajou ao Egito, Etiópia (África) e ao Norte, rumo à Grécia onde viveu em Hierápolis com suas quatro filhas, que eram profetizas.
Duas delas permaneceram virgens e muito conhecidas por suas previsões.
Felipe, que era um judeu helenístico, era antes de mais nada um evangelista para as sinagogas judaicas de língua grega da Phrygia e dos arredores da Grécia e Macedônia.

O Evangelho de Felipe preserva um belo misticismo baseado na santidade do casamento.
As igrejas de Felipe desenvolviam sete sacramentos cuja mais alta iniciação era o Mistério da Câmara Nupcial, na qual a imagem ou Yetzer de Deus, que habitava no coração do discípulo, era reunido ao Anjo ou alma ressuscitada.
Mais uma vez o misticismo de Felipe está intimamente relacionado ao de Paulo, João e Tomé, mas em seu caso (e no de João) não há ênfase na abstinência sexual ou abstenção do casamento.

Felipe evangelizou grande parte da Ásia Menor e da Galatia.
Acredita-se que foi por causa da migração da Galatia para Gaul (França), que a tradição surgiu em Gaul.
Felipe ordenou vários bispos entre os Gregos, embora a história destas episcopacias seja obscura.
O apócrifo "Atos de Felipe", valoriza a virgindade, mas não contradiz os pontos essenciais do Evangelho.
Na Antigüidade, virgindade e casamento podiam ser paradigmas do hieros gamos ou casamento sagrado.


Tiago (Menor)

Tendo como irmão Mateus (o coletor de impostos), e sendo filho de Alfeu, se diferenciava violentamente em sua ideologia política, antes de se tornar discípulo de Jesus.
Mateus era um funcionário romano, enquanto Tiago se tornava um zelot revolucionário como Simão.
Ele tinha um outro irmão, José e uma irmã Salomé, que aparece em algumas tradições Cristãs apócrifas.

O Apóstolo Judas também havia sido um zelot galileu antes de se tornar discípulo de Jesus.
Tiago, aparentemente, permaneceu na Galiléia onde nasceu, na maior parte de seu ministério, viajando, certa vez, à Armênia.
No princípio havia grande confusão entre Tiago o Justo, e Tiago o Menor e as relíquias do primeiro foram trazidas à Armênia para comemorar a visita apostólica de um Tiago chamado "irmão" de Jesus.

Contudo, como em toda tradição apostólica, qualquer Apóstolo que chegava e ensinava em algum lugar era honrado em sua sucessão como o "maior" discípulo de Jesus.
João era o discípulo "bem-amado"; Tomé, o "Mestre Maior"; Tiago, "o Justo", "por causa dele o céu e a terra vieram a existir" e Pedro "aquele para quem foram entregues as chaves do céu".

A tradição de cada Apóstolo o proclamou como o maior.
Isto se complicou ainda mais pela probabilidade de cada um deles se dizer "irmão" do Mestre Jesus, como um parceiro fraternal no serviço de Deus.
Assim, parece mais plausível, que aquele que visitou a Armênia tenha sido Tiago o menor, pois sabemos que Tiago o justo, permaneceu em Jerusalém encontrando o martírio nas mãos do corpo religioso do Templo.


Judas (Iscariotes)

Nasceu em Queriote, seu sobrenome Iscariotes, suicidou-se do feito (Judas a Cristo traiu)

"Ora, chegada a manhã, todos os principais sacerdotes e os anciãos do povo entraram em conselho contra Jesus, para o matarem, e, maniatando-o, levaram-no e o entregaram a Pilatos, o governador.
Então Judas, aquele que o traíra, vendo que Jesus fora condenado, devolveu, compungido, as trinta moedas de prata aos anciãos, dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente.
Responderam eles: Que nos importa?
Seja isto lá contigo.
E tendo ele atirado para dentro do santuário as moedas de prata, retirou-se, e foi enforcar-se.
Os principais sacerdotes, pois, tomaram as moedas de prata, e disseram: Não é lícito metê-las no cofre das ofertas, porque é preço de sangue.
E, tendo deliberado em conselho, compraram com elas o campo do oleiro, para servir de cemitério para os estrangeiros.
Por isso tem sido chamado aquele campo, até o dia de hoje, Campo de Sangue.
Cumpriu-se, então, o que foi dito pelo profeta Jeremias: Tomaram as trinta moedas de prata, preço do que foi avaliado, a quem certos filhos de Israel avaliaram, e deram-nas pelo campo do oleiro, assim como me ordenou o Senhor." - conf: Mateus 27:1-10


HOME
deus apocrifo apócrifos relação livros jose carpinteiro apocalipce semanas enoch enoque proto evangelho tiago melquisedeque didaqué infância tomé pedro clemente segundo salmo 151 cartas abgaro jesus oração manasses condenaçao epístola barnabé doutrina apóstolos epistola laodicenses atos joão historia universo livro adão eva outro idioma salmos salomão profecias nostradamus são nilo segredos fátima reflexões dizimo sobre águas significados inteligencia fé eucaristia teólogos dogmas pedra tempo fim pastores perfeição palavra manuscritos mar morto histórico rolos melquisedeque livros lugares fotos jerusalem antigos jericó cavernas qumran porta dourada muro lamentações 7 cidades apocalipse hinos midias animações kids4truth louvor biblia hebraico biblia português biblia narrada espanhol karaokê rádio stream sagrados biblia - português español al-corão bhagavad-gita grandes religiões cristianismo hinos louvor adorarei salmo mestre coração gradioso és tu senhor cruz luz brilhar salvador grandiosos grandioso asas judaismo hinduismo islamismo xintoísmo budismo primeiros cristãos apóstolos século i século ii perseguição romana martires império catacumbas roma concílios nicéia trento inquisição hereges cátaros hebraico idioma yhwh nome sagrado outros livros grande conflito arqueologia biblica testemunha ocular grandes achados prisma senaqueribe pedras clamam arca noé evidências êxodo sodoma gomorra formosa jerusalém aurora gloriosa esperança unção real abba pai acordai acredita adoração adorarei aleluia creio único coração salvador autoridade poder auxílio divino servos bem querer boa nova brilha santos cantemos júbilo ceia louvor precioso conhecer glória conversão cura fiel derrama paz ama guiar vida creio exultação grandes maravilhas infinito judá vales louvo redentor cruz maravilhoso redentor bom jerusalém temas lábios navegarei amigo caminho vitória canto nome precioso sangue rei reina senhor poder pentecostal amar sofreu vive paz salvar glória céu véu viver redentor onipotente rocha eterna santo saudai nome exaltado sempre fiéis poder graça tema amor tentado trono branco fiel és soberano bem grande amigo milagre senhor real vaso novo pródigo viva vivifica éfeso esmirna pérgamo tiatira sardes filadélfia laodicéia monte oliveiras cedrom templo david lamentações torah espírito