APÓCRIFOS & RELIGIÃO    Free Counter
Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem. ( I te. 5: 19,20,21 - BIBLIA)


VASSOURA BRANCA

A vassoura branca (arbusto junípero ou o zimbro do velho testamento), apesar de alguns tradutores erroneamente clamá-lo de junípero, não tem nenhuma ligação com o pinheiro junípero (zimbro).

Trata-se, na realidade de um arbusto membro da família dos feijões; com ramos delgados e folhas pequenas. Diferentemente de outros arbustos de habitat secos comum nos desertos e regiões áridas do Oriente Médio, permanece verde o ano todo.

"Apanham malvas junto aos arbustos, e o seu mantimento são as raízes dos zimbros."(Jó 30:4).

"Ele, porém, entrou pelo deserto caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, dizendo: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais." (I Reis 19:4).

Durante um tempo muito curto, na estação chuvosa ocorre o desenvolvimento da planta, é quando crescem novos ramos; as flores brancas só aparecem no fim do inverno.

As porções subterrâneas do arbusto são uma fonte excelente de carvão, que produz uma chama excepcionalmente quente; que era usado nas fornalhas. Este uso é mencionado no livro dos Salmos:

"As palavras do Senhor são palavras puras, como prata refinada numa fornalha de barro, purificada sete vezes." (Salmos 12:6).

"Flechas agudas do valente, com brasas vivas de zimbro !"(Salmos 120:4).

Por causa de sua beleza e a capacidade de sobreviver sob condições difíceis, a vassoura branca é chamada em hebraico "rotem", um nome dado a muitas meninas em Israel.





"O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal; pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca." (Lucas 6:45).
E.Mucheroni - 23/03/2006


HOME