APÓCRIFOS & RELIGIÃO    Free Counter
Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem. ( I te. 5: 19,20,21 - BIBLIA)


MAÇÃ

Diferentemente de muitas plantas Bíblicas, as maçãs e as macieiras são conhecidas na maior parte do mundo por sua beleza, fragrância, e sabor. Na Bíblia a maçã e mencionada uma vez no livro de Joel e uma vez no livro de Provérbios:

"A vide se secou, a figueira se murchou; a romeira também, e a palmeira e a macieira, sim, todas as árvores do campo se secaram; e a alegria esmoreceu entre os filhos dos homens." (Joel 1:12).

"Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo." (Provérbios 25:11).

Salomão o provável autor de Eclesiastes e Cântico dos Cânticos tinha um interesse entusiástico em plantas e era um grande botânico; também foi o arquiteto belos de jardins:

"Dissertou a respeito das árvores, desde o cedro que está no Líbano até o hissopo que brota da parede; também dissertou sobre os animais, as aves, os répteis e os peixes." (I Reis 4:33).

"Fiz para mim obras magníficas: edifiquei casas, plantei vinhas; fiz hortas e jardins, e plantei neles árvores frutíferas de todas as espécies." (Eclesiastes 2:4,5).

Em Cântico dos Cânticos, Salomão refere-se a mais de vinte plantas diferentes, mais que qualquer outro livro na Bíblia, exceto Isaías. O cenário do livro é freqüentemente um jardim, a maçã é mencionada 4 vezes:

"Qual a macieira entre as árvores do bosque, tal é o meu amado entre os filhos; com grande gozo sentei-me à sua sombra; e o seu fruto era doce ao meu paladar." (Cântico dos Cânticos 2:3).

"Sustentai-me com passas, confortai-me com maçãs, porque desfaleço de amor." (Cântico dos Cânticos 2:5).

"Disse eu: Subirei à palmeira, pegarei em seus ramos; então sejam os teus seios como os cachos da vide, e o cheiro do teu fôlego como o das maçãs,..." (Cântico dos Cânticos 7:8).

"Quem é esta que sobe do deserto, e vem encostada ao seu amado? Debaixo da macieira te despertei; ali esteve tua mãe com dores; ali esteve com dores aquela que te deu à luz." (Cântico dos Cânticos 8:5).

Em descrever a macieira entre as árvores de floresta, o Amado é apresentado num quadro atípico; as árvores de maçã não crescem como as árvores de floresta; mas, a beleza da árvore, sua flor e suas frutas, estariam em contraste às outras árvores.





"O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal; pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca." (Lucas 6:45).
E.Mucheroni - 23/03/2006


HOME