
Cedro do Líbano (Cedrus libani A. Rich)
Próximo à Bsherri (Arz al Rab), Líbano - Março de 2002
CEDRO DO LÍBANO
O Cedro do Líbano (Cedrus libani), era a maior árvore conhecida nos tempos bíblicos, uma madeira nobre de grande beleza, resistente à deterioração e perfumada.
O edifício mais famoso de cedro foi o templo construído por Salomão. Além disso, Salomão construiu uma magnífica casa para si mesmo inteiramente fora de cedro; tão grande era este edifício que levou treze anos para completar, seis anos a mais do que o templo.
A história da construção do templo e o contrato com Hiram é registrado em I Reis 5 e Crônicas II 2. Os detalhes financeiros estão em 1 Reis 9
Anteriormente, Davi havia construído uma casa de cedro:
"Ora, estando o rei Davi em sua casa e tendo-lhe dado o Senhor descanso de todos os seus inimigos em redor, disse ele ao profeta Natã: Eis que eu moro numa casa de cedro, enquanto que a arca de Deus dentro de uma tenda."(II Samuel 07:02).
Um uso menos conhecido do cedro e a sua fragrância em oblações para a purificação; um exemplo é a purificação da lepra; esta oferta exigida madeira de cedro:
"Esta será a lei do leproso no dia da sua purificação: será levado ao sacerdote, e este sairá para fora do arraial, e o examinará; se a praga do leproso tiver sarado, o sacerdote ordenará que, para aquele que se há de purificar, se tomem duas aves vivas e limpas, pau de cedro, carmesim e hissopo." (Levíticos 14:2-4)


"O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal; pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca." (Lucas 6:45).
E.Mucheroni - 20/01/2013
HOME
|