APÓCRIFOS & RELIGIÃO    Free Counter
Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem. ( I te. 5: 19,20,21 - BIBLIA)


CÁLAMO

Os versos dos profetas fazem referências a uma planta perfumada e de valor, que largamente foi negociada com as nações da Ásia. Traduzido do hebraico "qaneh" como: "cana", "cálamo", "mirta", "canela", ou outros nomes; essa imprecisão dos tradutores cria confusão sobre qual planta é referida.

"... o nardo, e o açafrão, o cálamo, e o cinamomo, com toda sorte de árvores de incenso; a mirra e o aloés, com todas as principais especiarias." (Cântico dos Cânticos 4:14).

"Não me compraste por dinheiro cana aromática, nem com a gordura dos teus sacrifícios me satisfizeste; mas me deste trabalho com os teus pecados, e me cansaste com as tuas iniqüidades." (Isaías 43:24).

"Dã e Javã forneciam de Uzal ferro trabalhado, cássia e cana aromática, em troca de suas mercadorias." (Ezequiel 27:19).

Há duas plantas possíveis de ser o cálamo bíblico. A primeira é uma planta comum no hemisfério norte; o cálamo aromático (Acorus calamus); seu rizoma tem uma doçura peculiar e um aroma perfumado (já foi encontrada em algumas tumbas de Faraós).

O segundo candidato é o capim limão (Cymbopogon citratus), uma planta de regiões tropicais; contudo, seu óleo pode sensibilizar a pele; o óleo utilizado para ungir o sacerdote era aromatizado, o que o torna um candidato com menos possibilidades para ser o cálamo bíblico.

Providencie bálsamo de primeira qualidade: cinco quilos de mirra em grão, dois quilos e meio de cinamomo, dois quilos e meio de cana aromática, cinco quilos de cássia, conforme o peso do santuário, e sete litros e meio de azeite de oliva. Com esses ingredientes, faça o óleo para a unção sagrada, um perfume aromático, segundo a receita de perfumista. E ele servirá para a unção sagrada. (Êxodo 30:23,24,25).



"O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal; pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca." (Lucas 6:45).
E.Mucheroni - 23/03/2006


HOME