APÓCRIFOS & RELIGIÃO    Free Counter
Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem. ( I te. 5: 19,20,21 - BIBLIA)


AMÊNDOA

A amendoeira (Amygdalus communis), é uma árvore que não atinge a longevidade como o figo ou a azeitona; mas, é um símbolo da ressurreição, porque é a primeira das árvores a florescer. As flores brancas surgem ainda no inverno, bem antes das outras árvores; é possível achar flores de amendoeira ainda em janeiro com neve .

Depois de um mês que floresceu, os frutos verdes e peludos começam a se desenvolver, eles têm um gosto agradavelmente azedo; e são selecionados para preparar um lanche muito popular entre os árabes. Em meados de agosto as nozes são colhidas no fim da estação de crescimento, quando começam a cair. A amêndoa é um parente próximo do pêssego, do damasco e das cerejas; mas diferentemente dessas frutas próximas, os frutos das amendoeiras são bastante ralos e abrem-se ao meio liberando o caroço (amêndoa).

As amêndoas são mencionadas seis vezes nas Escrituras, e apenas no Velho Testamento. A primeira referência acontece quando Jacó numa tentativa de agradar o governador de Egito, manda seus filhos tomar alguns dos "melhores produtos da terra", incluindo amêndoas (Gênesis 43:11).

A melhor referência ocorre quando vara de amendoeira de Aaron brotou e floresceu (Números 17). Este milagroso acontecimento contrapõe-se à natureza; porque, o florescer, brotar, e frutificar da amendoeira sempre são em tempos distintos.

O motivo "amêndoa" era parte do projeto divino para a decoração do tabernáculo (êxodo 37:19-20). Moisés foi instruído a fazer tigelas na forma da flor de amendoeira; os brotos e frutas também estavam presentes.

A referência à amendoeira em Eclesiastes, apresenta alguma dificuldade; a palavra traduzida como "florescer" (KJV) (Eclesiastes 12:5), pode simbolizar outras coisas aparentemente contraditórias. A referência às flores brancas na árvore de amêndoa pode ser em alusão ao cabelo branco na velhice. Ou pode querer referir-se ao tempo de florada, em pleno inverno.

A última referência à amêndoa está em Jeremias: "A palavra do Senhor veio a mim: 'Que é que vês ?' E eu disse: 'Vejo um ramo de amendoeira'."(Jeremias 1:11). Há uma palavra hebraica com sons semelhantes da palavra amêndoa, que significa vigilante.



"O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal; pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca." (Lucas 6:45).
E.Mucheroni - 23/03/2006


HOME